Vamos Mudar???
http://noticias.universia.com.br/br/images/docentes/c/co/con_/conselhos-para-quem-quer-mudar-de-area-noticias.png
Olá novamente pessoal! Como todos sabem semana passada aconteceu o IV ciclo de conferências (gepied) aqui na Ufs. As palestras foram baseadas na tese de doutorado do professor Schneider que, por sua vez, apresenta varias críticas ao nosso sistema de educação vigente e apresenta maneiras de como podemos mudar esse sistema educacional conservador e arcaico. Surge então as perguntas: Como faremos tal mudança? de que maneira? Com quais ferramentas? E a resposta todos estes questionamentos:
Tecnologia !!!
A área de TI é uma área "meio", ou seja, serve de suporte a todas as outras. Podemos ver isso na medicina, meteorologia, administração mas e na educação? Servimos atualmente de suporte á educação de nosso país?
Infelizmente vi uma escola utópica na tese do professor Schneider mas não pelas idéias da tese e sim pelo fato de nosso sistema atual não permitir que tais mudanças sejam aplicadas para que tenhamos educação de qualidade. Porém, deixando um pouco de lado a política venho enfatizar algumas tecnologias que me chamaram a atenção e que se aplicadas trariam benefícios á educação( Não por acaso essas tecnologias são partes dos temas de nossos grupos).
- Inteligência artificial : O aluno aprende através do computador e, com o computador pois existe um personagem interativo que se adapta ao perfil do aluno no decorrer do curso. O aluno passa a ser um pesquisar e formador de seu conhecimento e não somente ouvinte passivo. O professor por sua vez torna-se um orientador da jornada de seus alunos.
- Redes e Internet : Cria-se um banco de dados dos alunos e do material utilizado em aula assim o alunos poderão ter os materiais com mais praticidade. E haveria também uma rede na qual professores poderia tirar dúvidas de alunos( assim alunos tímidos poderiam sanar suas duvidas também) e alunos e professores poderiam fazer videos conferências e etc.
Além dessas ferramentas também foram apresentados cartazes de alunos envolvendo programação ubíqua, computação inteligente, internet das coisas e etc. Quem não foi perdeu muita coisa interessante . Minha expectativa é que no futuro não irá existir diferença entre ser de escola pública ou privada se é você mesmo que constrói seu conhecimento! Vale ressaltar que as pessoas que futuramente podem ser responsáveis por tais mudanças podem ser nós! Então vamos como futuros profissionais fazer nosso papel e mudar esse País!
imagine só as possibilidades já na educação básica o aluno ao invés de só receber conteúdo ("da forma que todos já conhecem ") também sera capaz de construir seu próprio conhecimento , desenvolver competências ser um pouco mais pro ativo na sua formação.os softwares com certeza serão a base da nossa civilização num futuro bem próximo
ResponderExcluirO mais importante nisto é que o aluno irá, desde pequeno, desenvolver a capacidade de pesquisar e fará isto não apenas pensando em passar de ano ou no vestibular mas por que o conhecimento irá tornar-se a finalidade da busca e não o meio pelo qual irá obter algo mais.
ExcluirEu acho que, se educação aqui no Brasil fosse mais voltada para a tecnologia, não existiria diferença de escola publica e particular, pois a utilização de softwares facilitaria muito essa posição. Eu acho legal essa questão de associar educação com a área de TI.
ResponderExcluirCompartilho da mesma opinião, davi, a tecnologia deve ser uma ferramenta que facilite e otimize processos em nossas vidas e como a educação é o meio pelo qual uma sociedade se desenvolve temos que melhora-la de todas as maneiras possíveis. E por que não com a tecnologia que já é uma realidade em nossa sociedade?
ExcluirEscola pública e privada no Brasil no mesmo nível acho muito difícil, pelo menos por enquanto, mas não há como negar que o acesso a tecnologia pode ser um fator que diminua a diferença.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirElias, dissestes Certo: "pelo menos por enquanto". Mas Quando quando que isso aconteceria não me referi ao presente por que como todos estamos cansados de saber o ensino público é muito falho. Ressalto novamente que se aplicadas as mudanças recomendadas na tese do professor Schneider essa diferença provavelmente desapareceria.
ExcluirÉ mesmo inquestionavel promover ações que tornem a tecnologia e a informação acessíveis aos cidadãos, pois sua existência só terá sentido nas mãos das pessoas. A tecnologia, por si só, não muda nada, é o que promovemos com ela, a forma como a usamos que pode transformar o mundo em que vivemos. E é a forma como processamos as informações e utilizamos elas que mudam a forma como vemos e cuidamos desse mundo.
ResponderExcluirA grande questão a respeito do desenvolvimento tecnológico e ideológico da educação brasileira é: somos generosos o suficiente? Como já é sabido, o sistema de distribuição de verba pública é extremamente falho; como consequência, é muito difícil ter dinheiro suficiente para investir em uma mudança significativa em escala nacional. Podemos sim esperar que os centavos gastos corretamente façam seu trabalho gradual e lentamente, ou podemos nós mesmos, com nossas ações e tempo dedicado em pesquisa e desenvolvimento, oferecer esses serviços às comunidades e ter um retorno mais rápido e mais prático. Mas como eu disse, só se formos muito generosos.
ResponderExcluirEu penso que no futuro a maioria das escolas publicas podem ser do mesmo nível das particulares, inclusive já existem escolas públicas no mesmo nível, e as vezes melhores que as particulares, o problema é porque só algumas são no mesmo nível? acho que é muito mais uma falta de gestão do que uma falta de tecnologia. Porem com a tecnologia tanto a escola publica quanto a partícula vão evoluir muito.
ResponderExcluirA parte que voce julgou como uma idéia utópica deve ser encarada de forma real, já que não é apenas ideias como essa que acabam não sendo aplicadas devido ao sistema conservador e corrupto existente em nossos país. Mas tal idéia como se certa forma barateia os custos para um ensino de qualidade, devia ser vista de melhor forma pela socidade pois ja que muitos estudantes acabam lidando com diversos problemas de ensino devido a falta de professores, ou então um material de baixa qualidade, um ensino por meio de tecnologia deve vir a ser muito bem visto por todos.
ResponderExcluirPara mim toda a infraestrutura escolar do nosso país deveria ficar por conta do governo e sendo assim não averia escolas particulares mais sim uma cobrança bem maior por parte da população para com os governos.
ResponderExcluirE a democracia onde fica ? E a sociedade capitalista que vivemos iria aceitar isso ? A burguesia iria aceitar ter seus filhos ensinados pelo governo ?
Excluir