domingo, 11 de maio de 2014

Plagio [citation needed]


O problema do plagio cresce cada vez mais, e segundo reportagem publicada no Estadão "O número de casos de 'má conduta' (termo que inclui desde um parágrafo plagiado até trabalhos inteiros forjados ou adulterados) na ciência está aumentando, e a pressão que os pesquisadores sofrem das instituições e das agências de fomento para publicar pode ser um dos principais fatores por trás deste aumento, segundo especialistas de vários países que discutiram o assunto ontem numa sessão plenária do Fórum Mundial de Ciência, no Rio de Janeiro." Porém não há motivo que justifique o plágio,  todo profissional deve ter ética em sua pesquisa e respeitar o trabalho dos outros.

Diferente do que muitos pensam plagio não é somente a copia integral de uma obra, há vários tipos de plagio.
Integral: Simplesmente copiar sem alterar e nem acrescentar nada e sem fazer citação ao autor original.
Parcial: Sair retirando vários trechos de diferentes obras e reunir tudo num texto só. Nesse caso mesmo citando a fonte de cada trecho se o trabalho consistir somente de trechos sem acrescentar nada novo continua sendo plagio.
Conceitual: Fazer igual, mas em outras palavras. Apenas mudar como o texto é escrito não faz as ideias do autor serem suas.

Crime de plagio é sério, muito comum em trabalhos acadêmicos e principalmente TCC, pode levar a reprovação e expulsão da instituição de ensino.
Pode ser evitado sempre citando a fonte das informações, além de permitir que o leitor busque mais conhecimento na fonte, dá credibilidade ao seu trabalho e estimula o pensamento critico ao questionar as informações e não apenas reproduzi-las.

Referencias:
http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac/plagio.html
http://cmsw.mit.edu/writing-and-communication-center/avoiding-plagiarism/
http://blogs.estadao.com.br/herton-escobar/ma-conduta-wsf/
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,aumento-das-fraudes-em-pesquisas-preocupa-cientistas,1012713,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário